30 de nov. de 2009

Curso de mídias

Querendo corresponder às solicitações do curso avançado de mídias na educação reestruturei o blog , os artigos ficaram com as datas fora de ordem. Apesar disso considero-os válidos como histórico e como produto não descartável.



Creio que não foi acessado apesar de ter sido criado em 2005. A escola, o NTE pareceram não o valorizar.


Hoje, conforme já comentei abaixo, sei que preciso manter a auto- motivação.


Continuar, persistir, ainda que talvez não veja as reformas profundas e estruturais que a educação brasileira precisa.

Curso avançado de mídias na educação

Histórico da escola  estadual onde trabalho atualmente 



A Escola Estadual Joelina de Almeida Xavier foi criada em 20 de janeiro de 1982. Começou a funcionar em prédio conhecido como trenzinho, por ser de lata e piso de assoalho de madeira, cedido pela prefeitura municipal. Em 1984 mudou-se para outro prédio cedido também pela prefeitura municipal. Em agosto de 1986 transferiu-se para o prédio onde está até hoje. ( Este prédio foi construído em terreno de dois mil metros. Há uma questão jurídica em relação à posse do terreno. A escola não tem escritura dele, o que a impede de receber verbas para reformas e até para a cobertura da quadra esportiva ).


Atualmente conta com 500 alunos aproximadamente nas séries do Ensino Fundamental: 1º ao 9° Ano e EJA Fundamental e Médio. Atende também às crianças com necessidades especiais.

Sobre o Projeto Político Pedagógico


O PPP tem como enfoque principal o aluno e sua real aprendizagem. Propõe-se a oferecer ensino de qualidade, que acompanhe as inovações científicas e tecnológicas.


Com as constantes mudanças, a escola precisa avaliar o PPP e atualizá-lo.

Título do PPP: “Aprender a Aprender, Desafio Permanente”.


Através da implantação desse projeto a Escola procura desenvolver estratégias que visem à reformulação da prática pedagógica. Porque vê a aprendizagem como um processo de reconstrução do conhecimento onde o ato de aprender depende do esforço pessoal do aluno.
O professor terá papel orientador e avaliador desse processo.

Nota: As intenções são as melhores possíveis.

Recomeço

terça-feira, 24 de julho de 2007.


Recomeço

Hoje, 24 de Julho de 2007, voltamos esperançosos às aulas. Para muitos de nós, em meses, estaremos concluindo disciplinas ou fases do ensino.
Acompanhando as Olimpíadas sentimos que a perseverança é um dos elementos decisivos para a conquista. Convidamos nossos alunos a exercitarem a perseverança dando continuidade ao ciclo de aprendizagem que a vida nos propõe.
sexta-feira, 29 de junho de 2007.

Festa Junina

No dia seis de junho, realizamos uma simbólica festa junina. Fizemos uma barraquinha e nela alimentos típicos foram oferecidos, por preço também simbólico. Contamos com a colaboração de toda comunidade educadora do Ceeja, foi um dia diferente que certamente ficará na nossa memória. As aulas transcorreram normalmente. A professora Morgana Duenha ofereceu oficina de pintura em tecido que fez o maior sucesso. O professor Alaym ofereceu oficina de brincadeiras e jogos que proporcionaram alegria e descontração aos participantes. Nossa gratidão a todos que contribuíram, em especial ao apoio da dona Dercy e dona Lourdes. A escola foi decorada com bandeirinhas e cartazes das professoras Dilma e Lisandra que mostraram mensagens positivas aos jovens, para que sejam saudáveis e desenvolvam critérios de escolhas responsáveis, perante a oferta de substâncias que corroem a saúde física , psíquica e social.
A festa junina incorporada ao imaginário do povo brasileiro lembra nossa humilde origem na roça. Mostra a alegria espontânea, daqueles que viviam em contato com a terra e dela tiravam o sustento com as próprias mãos. Hoje com a tecnologia e a migração para as cidades nos distanciamos do campo e da sua pureza, do ritmo equilibrado pela natureza.
Que tal, cada dia de nossa vida, entrarmos em contato íntimo através da imaginação, com nossos antepassados e deles extrairmos ensinamentos relacionados à simplicidade , ao bom, ao útil, ao necessário e assim sermos mais felizes e responsáveis
segunda-feira, 18 de junho de 2007

O Acidente

O acidente

Texto para Reflexão (extraído da Aula 46 Tele curso 2000) Utilizado no mês de junho de 2007.
Selecionado para  trabalho em sala de aula como parte do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas.
No ensino fundamental e médio
A roda de amigos crescia, animada pela batucada que iria varar a noite, e pela cerveja gelada que o dono da festa não ia deixar faltar. Naquela sexta feira , Zé Luiz e seu pessoal não iriam nem pensar em tomar o rumo de casa antes de o sol raiar.
Bem de manhãzinha, Neide, uma jovem mãe de 28 anos, queria estar pegando o ônibus para levar suas filhas até o posto de vacinação. Roseli, de dois anos e Joseneide, de três, as únicas que dividiam o cômodo da casa com ela, já estavam acostumadas a acordar cedo nos dias de semana. Era dia de vacinar todas as crianças e Neide tinha de estar de volta antes das nove da manhã. Na loja onde trabalhava como balconista, sábado era o dia de maior movimento, especialmente naquela época.
O pagode corria animado. A noite estava deliciosa, apesar do calor típico de dezembro. Sábado à tarde seria a primeira rodada da final do campeonato. As opiniões estavam divididas, mas ninguém tinha dúvida de que o jogo de futebol ia ser muito disputado. Zé Luiz tinha perdido a conta da cerveja.
Se as vendas continuassem boas , Neide ia poder comprar a boneca que Roseli e Joseneide tinham pedido para o Papai Noel. Ela falava e tinha um monte de roupinhas, inclusive uma de noiva, velho sonho de Neide. Aquele podia ser o melhor natal das meninas, mesmo sem esperança de receber algo do pai., que não morava longe dali, mas nunca aparecia. Mais uma razão para Neide colocar as meninas na cama e acordar cedo.
Elas estavam esperando o ônibus as quinze para as seis quando tudo aconteceu. Zé Luiz não percebeu que voltava para casa dirigindo seu carro em alta velocidade. Faltava pouco para chegar quando perdeu o controle numa curva e subiu na calçada. Acordou apenas no hospital, percebeu que estava numa maca, com um colete no pescoço. Ao seu lado, em outra maca improvisada no corredor do hospital, Neide sua antiga companheira, perguntava pelas meninas, ainda meio atordoada. Roseli e Joseneide não iam ganhar nenhuma boneca naquele Natal. Tiveram morte instantânea no ponto de ônibus. Seu pai dirigia embriagado.
Responda
1.José Luiz sabia que ia beber muito naquela noite. Por que será que não se preocupou com isso sabendo que iria dirigir?
2.É comum que as pessoas pensem que o álcool não atrapalha a capacidade de dirigir. Você conhece algum exemplo?
3.Você saberia explicar porque são colocados coletes no pescoço de pessoas acidentadas como José Luiz?
4.Dê sua opinião sobre o fato ocorrido.
5.Pesquise na STE imagens,estatísticas sobre acidentes provocados pelo abuso de álcool e  Endereços de Grupos de A.A.
6. Como você se sentiu lendo o relato do acidente?
Domingo, 17 de junho de 2007

Criara dois blogs, juntei os artigos num só. Por motivos históricos deixarei a data da primeira publicação.


Reflexão sobre o ano escolar de 2005


Estamos chegando ao final do ano escolar.


Quantos dentre nós, podemos fazer um balanço e sentirmos diferentes do início do ano. Afinal, os pensamentos e os sentimentos paralelos e individuais do início: Será que darei conta? Será que serei capaz de aprender? Haverá tempo para frequentar as aulas? E os trabalhos, como irei fazê-los? Foram aos poucos superados, um cantinho dizia, sim ...você dará conta. Como dizia o poeta, o caminho se faz ao andar...Andando, realizando, inter relacionando, você criou caminhos neuronais e aprendeu... Alguns já fazem vestibular... continuarão a caminhada para a inserção na comunidade universitária. Outros, terão algum tempo ainda nesta escola, mas o degrau agora é mais alto. Realizamos as tarefas do ano, aprendemos uns com os outros e neste ano de tantos desafios coletivos na ética e moral, procuramos ser, seres humanos, com mais consciência e conhecimento formal, fizemos a nossa parte. A sabedoria trouxemos de casa, do berço, das atitudes de pais, avós, amigos , professores. A escola sente-se grata por compartilhar este ano de vida com todos.


Professora da Sala de Tecnologias Celeste de Oliveira









25 de nov. de 2009

Este blog foi criado em 2005 para a escola. Caminhou devagar. Em julho de 2007 adoeci. Deixei a sala de informática. Hoje o retomo através da motivação do Curso de Mídias na Educação. Continuo no tema educação, agora o vínculo passará a ser com outra escola estadual.
Cada vez estou mais convicta que preciso perseverar, continuar propondo mudanças e atuar, no educacionismo, até agora as mudanças tem sido lentas e nem por isso devo descrer. Quero me encantar com possibilidades de maravilhas nas escolas do futuro, nem tão distante. Escolas de verdade, a começar do ambiente geográfico, classes climatizadas, quadras cobertas, lousas digitais, um computador por aluno, acesso livre ao conhecimento e professor atuando como facilitador. Artes, ciências, humanas, exatas, construídas através de projetos. Alegria presente. Família presente. Sendo a indignação com as injustiças sociais tema diário . Quantos de nós professores por puro desencanto deixamos de atuar e buscar o ideal!
Enquanto construímos o futuro dá para ir fazendo que for possível no presente.
Aprendendo e aplicando através de formações como esta que o eproinfo possibilita.