31 de mar. de 2011

Projeto fotos de satélite

EE Professora Joelina de Almeida Xavier. Projetos 2011. Sala de tecnologia Educacional – 2011 – Turno Noturno. Professor STE: Luis Antonio Melke Bittar.
Projeto Foto de Satélite
1.0 Justificativa
A Localização no espaço é parte fundamental dos métodos de orientação e parte integrante do nosso cotidiano nos grandes centros. São inúmeros os recursos tecnológicos que contribuem e facilitam a nossa vida em relação à localização de ruas, praças, prédios, endereços, pontos turísticos. O GPS, a Internet, os mapas impressos, os Sites com mapas e o Google Earth que localiza através de fotos de Satélites, endereços, lojas, praças, entre outros inúmeros recursos. É, portanto, indispensável que os nossos alunos aprendam desde cedo a manipular esses recursos para que possam utilizá-los em seu cotidiano.
2.0 INTRODUÇÃO O homem, desde que nasce, busca sempre novos conhecimentos e a escola é o espaço onde se socializa esse saber. A própria História do Homem é repleta de transformações e no trajeto histórico da humanidade é possível perceber os movimentos dinâmicos que convergem para as mudanças. Nessa evolução surge o construtivismo com sua linha de pensamento inovadora: “A idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." "Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por conseqüência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais, ensinar o aluno a aprender a aprender, formar o seu próprio conhecimento”. O Projeto Fotos de Satélite pretende contribuir na formação da visão Geográfica do aluno, partindo do seu local de estuda, situando a sua escola em uma foto de satélite, a sua rua, casa, Bairro e arredores, a cidade, o Estado e navegar pelo Programa Google Earth pelo resto do País e mundo, localizando os aspectos solicitados e tudo o mais que tiver curiosidade de ver e aprender, descobrindo e construindo e aprimorando o seu próprio conhecimento. 2.1 Contextualização da Escola O presente projeto será desenvolvido na Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier, situada à rua Sandoval Soares nº. 54, Jardim Guanabara, em Campo Grande – MS. É uma escola de periferia que tem se destacado nacional e internacionalmente pelo trabalho desenvolvido pela gestão escolar, Professores, Coordenação pedagógica e demais funcionários, no empenho de uma educação de qualidade O bairro é carente, pouco povoado mas com uma relativa infra estrutura, tais com creche, escola, asfalto, água encanada, supermercado, linha de ônibus, entre outros. As turmas que estarão envolvidas no projeto serão os alunos da EJA, no período noturno, cujas características são de alunos trabalhadores, maiores e que estão fora da idade escolar. 3.0 Objetivo Geral Levar o educando a conhecer e identificar programas de computador que sirvam como método de orientação, localização e contextualização do nosso Espaço Geográfico, observando nas fotos de satélites fornecidas pelo Google Earth, as casas, ruas, escolas, prédios públicos e particulares conhecidos. 4,0 Objetivos específicos O aluno deverá reconhecer utilizando programas de computador como o Google Earth e o Google Maps locais do seu convívio e cotidiano, tais como sua escola e sua casa. Reconhecer alguns pontos conhecidos em sua cidade, tais como praças, terminais, estádios, Shopping, Parque dos Poderes, entre outros. Navegar através do programa por outras cidades do Estado, Brasil e Mundo, destacando os aspectos que julgar importante. 5.0 Metodologia Uma das preocupações da atualidade é com a valorização do ser humano no social, físico, histórico e cultural. Através da necessidade de se inserir desde criança, em fase de alfabetização até a segunda fase do ensino médio, dentro das condições básicas da educação, procurar a melhor forma de fazê-la. Diante de todas as necessidades que o aluno precisa, a modernização e a aplicação das tecnologias tornam-se prioridades na escola, na Sala de Tecnologia Educacional e na sala de aula, que poderão oferecer e proporcionar infinitas informações para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, podendo até desenvolver o raciocínio lógico do aluno. Será mister, incentivar os nossos alunos a buscarem a construção de seu saber, através da pesquisa, da dedução lógica e das novas descobertas que serão realizadas com as pesquisas na internet. Serão usadas as máquinas da Sala de Tecnologia Educacional com os programas Google Earth e Google maps na orientação e execução das tarefas solicitadas. Parte do material será impresso para exposição na escola. 6.0 Cronograma Os trabalhos serão realizados no mês de Maio e Junho de 2011, na STE da EE Professora Joelina de Almeida Xavier. O material que será impresso – Fotos de Satélite do Jardim Guanabara com destaque e foco para a EE Joelina de Almeida Xavier - será exposto na STE por tempo indeterminado. 7.0 Avaliação Serão considerados aspectos positivos nos trabalhos a serem desenvolvidos: • Habilidade de trabalho em equipe • Utilização de fontes de informações indicadas pelo professor e pela criatividade do aluno. • Habilidade dos alunos no manuseio dos programas a serem utilizados. • Interação entre professores/alunos. • Aquisição de novos conhecimentos e horizontes. • Facilidade na localização no Espaço Geográfico dos locais conhecidos pelos alunos e descobrimento de novos locais usando para isso as fotos de satélites e os mapas observados nos computadores. 8.0 Referências Bibliográficas • ALMEIDA, MARIA ELIZABETH DE. Informática e Formação de Professores. Ministério da educação-Secretaria de Educação à distância. Brasília 2000. • ALMEIDA, FERNANDO JOSÉ DE e FONSECA JUNIOR, FERNANDO MORAES. Projetos e Ambientes Inovadores. Ministério da Educação-Secretaria de Educação à Distância. Brasília. 2000.

23 de mar. de 2011

Premiação dos melhores alunos da escola

Foram premiados os alunos da escola com melhor desempenho escolar no ano letivo de 2010, os mesmos receberam um note book em solenidade realizada no dia 18 de fevereiro de 2011 no Ginásio Guanandizão. Estiveram presentes na solenidade o Exmº Governador do Estado de Mato Grosso do Sul André Puccineli, a Srª Secretária de Educação Maria Nilene Badeca da Costa, entre outras autoridades, bem como os diretores da escolas da rede e pais e alunos. Parabenizamos os alunos da escola. Os premiados: ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ano KAUÃ CRISTIAN RIBEIRO ROLQUIS - 2º ano ARTHUR BORGES ALEXANDRE - 3º ano ERICK HENRIQUE RAMOS ROCHA - 4º ano LUCAS CANDIDO LIMA - 5º ano JUHAN LUKA OLIVEIRA BASTOS - 6º ano KARINE TAVARES DA SILVA -7º ano MARCIO ARRUDA RIBEIRO JÚNIOR - 8º ano SUZANA RAYELE AMORIN GONÇALVES - 9º ano LETHICIA FARIA MARCINO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA - ENSINO FUNDAMENTAL 2ª fase EUGÊNICA DOS SANTOS 3ª fase JULIO CESAR MARQUES 4ª fase NEIVA LINO MALHEIROS ENSINO DE JOVENS E ADULTOS - EJA - ENSINO MÉDIO 1ª fase KATIUCE PULCHERIO DE MELO 2ª fase RENATA SOUZA ASATO