11 de abr. de 2011

Vista Lateral da EE Professora Joelina de Almeida Xavier

Vista Lateral da EE Professora Joelina de Almeida Xavier

O uso pedagógico do vídeo em sala de aula

EE Professora Joelina de Almeida Xavier Sala de Tecnologia Educacional. Turno Noturno Professor Luis Antonio Melke Bittar Projeto: O uso pedagógico de vídeos em sala de aula e na Sala de Tecnologia Educacional. 1.0 Justificativa: Assim como a escolaridade e o conhecimento, o uso das novas tecnologias é indispensável ao cotidiano de todo o cidadão, a informática, os vídeos educacionais, a televisão, o rádio, entre outros são recursos que vieram para ficar e servir a humanidade e o seu uso como ferramenta pedagógica deve estar inserida no meio escolar como recurso pedagógico que auxilia o professor em sua cátedra e ao aluno em sua aprendizagem. O uso de vídeos na Sala de Tecnologia Educacional e na sala de aula da EE Professora Joelina de Almeida Xavier tem contribuindo para que os alunos e os professores compreendam o uso desse recurso tecnológico de maneira ampla, na prática educativa, assumindo uma postura multidisciplinar de integração de conteúdos ou até mesmo de aprofundamento de disciplinas com a utilização de filmes adequados ao ensino e aprendizagem em conformidade com a realidade dos alunos criando assim uma nova motivação aos trabalhos escolares, tornando a aprendizagem mais interessante e incentivando os nossos alunos e professores a uma melhor formação cultural, reduzindo também a repetência e evasão escolar. 2.0 INTRODUÇÃO Não se pode negar que a educação é à base de toda uma sociedade, estando intimamente ligada aos conceitos desta e sendo formadora de tais. Qualquer mudança em um dos setores que fazem parte do emaranhado sistema do qual fazemos parte, exige um aperfeiçoamento de sua base, a fim de que ela seja sólida o suficiente para suportá-la. A civilização tem passado por constantes transformações. Ao viajarmos pelo tempo, na História da humanidade perceberemos no início as sociedades Primitivas, as sociedades hidráulicas, a Grécia antiga como berço da Democracia, o império Romano, o Período Helenístico, o Sistema Feudal, as Grandes Navegações, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos, o Capitalismo, a Revolução Russa, as duas Grandes Guerras Mundiais, a Guerra Fria e a Globalização. Transformações estas que ocorreram com lutas ou paz, ao longo do tempo, mas nunca ocorreram na velocidade que estão acontecendo às transformações advindas com a segunda revolução industrial, com a automação e com a era da informática e das comunicações. O Século XX, que precedeu ao novo milênio, recebeu inúmeras inovações tecnológicas, tais como o motor à explosão, os meios de comunicação, a informática, a televisão, o automóvel... Foi marcado por um bombardeamento de novas idéias, filosofias, estruturas sociais e políticas. Veio como conseqüência da revolução industrial e da revolução comercial, a disputa acirrada por novos mercados, o Neocolonialismo, o Imperialismo, o aumento das desigualdades e as duas grandes guerras mundiais que por si determinaram novos rumos para a humanidade, através da guerra fria, tornando a princípio um mundo bipolar: O Capitalismo X Socialismo. O sistema capitalista venceu a grande batalha e engoliu o Socialismo. Atualmente convivemos com a fase do capitalismo industrial monopolista. A Guerra Fria acabou com o fim da União das Republicas Socialistas Soviéticas e com a queda do muro de Berlim e o mundo tornou-se multipolar e globalizado. As inovações tecnológicas permitiram uma internacionalização cultural e econômica. As empresas multinacionais proporcionam um maior controle dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos. O fenômeno da globalização ou mundialização da economia segue por dois caminhos, que se fundem: interdependência e competitividade, provocando variações nas cotações das bolsas de valores e oscilações no valor do Dólar. A organização social é determinada pela organização mundial da economia. A sociedade tornou-se um espelho das relações transnacionais. Organizada em níveis materiais, julga, mede e valoriza os homens pelo seu papel na economia de giro do mundo capitalista. É fácil imaginar como é o homem desta sociedade, preocupado em produzir mais no menor espaço de tempo, a fim de ganhar o suficiente para usufruir todas as novidades tecnológicas disponíveis. A grande concorrência determina a valorização dos níveis de escolaridade de uma pessoa. O cidadão deve ser alguém preparado para integrar-se em sua sociedade, para isso lhe é cobrado um conhecimento dinâmico de tudo que se passa ao seu redor, não só em sua cidade ou país, mas em todo o mundo. A educação, hoje, tem a obrigação não só de livrar as pessoas do analfabetismo ensinando-as a ler e escrever, mas cabe a ela a difícil função de formar cidadãos pensantes, capazes de formar idéias e compreender os fatos e acontecimentos, tirando suas próprias conclusões e críticas a respeito dos aspectos acima citados. Como as mudanças estão acontecendo muito rapidamente não será possível assimilar todas as coisas, mas tirar a visão do que nos interessa, o que só será possível se tivermos uma base educacional consistente. Esperamos poder dar a nossa parcela de colaboração aos alunos e professores da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier a formar esta visão, através da Sala de Informática e do uso dos vídeos educativos, contribuindo assim com a formação do conhecimento e de uma melhor compreensão das transformações que ocorrem em nossa sociedade. Tentaremos fazer com que todos percebam que será apenas pela escola que irão minimizar as grandes diferenças sociais e econômicas existentes em nossa sociedade. 3.0 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA A Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier localiza-se à Rua Sandoval Soares nº 54, Jardim Guanabara, telefones: 314-1251 e 351-6895, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O espaço físico da escola está constituído por 08 (oito) salas de aula, 01 sala de Tecnologia Educacional, 01 (uma) secretaria, 01 (uma) sala de direção 01 (uma) sala de coordenação, cozinha, depósito de merenda, depósito para equipamentos diversos, 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) banheiro feminino, 02 (dois) banheiros para professores. O estado de conservação da escola é considerado regular e precisa de algumas reformas e adaptações a título de manutenção do prédio escolar. A escola oferece seus serviços em três turnos de funcionamento: Matutino, que funciona das 7 horas às 11h10min, Vespertino, que funciona das 12 horas e 50 minutos às 17 h10 minutos, e o Noturno, que funciona das 18h10min horas às 21h50min. O número de alunos freqüentes no segundo bimestre/2008 estava assim distribuído: Turno Matutino: 188 alunos, Turno Vespertino: 133 alunos e no Turno Noturno: 250 alunos. Somando um total de 571 alunos nos três turnos. O sistema de ensino está organizado da seguinte forma: Sala de Recursos, Ensino Fundamental: 1ªano ao 9ªano e a EJA – Educação de Jovens e Adultos: 1º à 4º fase do ensino fundamental e 1ª e 2ª fases do Ensino Médio. Os principais problemas que afetam a Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier estão relacionados aos conflitos familiares, falta de compromisso dos pais em relação ao estudo dos filhos, falta de funcionários administrativos, recursos financeiros e pedagógicos insuficientes, Dificuldade de integração entre a escola e a comunidade, tendo em vista que a maioria dos alunos mora em outros bairros. A evasão escolar e a repetência são aspectos graves e que também afetam a escola e ainda, somando-se a isso, o baixo rendimento escolar, e a falta de estímulo para a melhoria na qualidade de vida. A situação funcional da equipe pedagógica se apresenta da seguinte maneira: professores efetivos: 23 professores convocados 08, professores intérpretes 02, , total de professores: 33 A equipe técnica pedagógica está composta por uma diretora, três coordenadoras pedagógicas, uma secretária geral, uma gestora de assuntos organizacionais, dois assistentes de administração e um agente administrativo. Compõe a equipe de apoio aos trabalhos escolares: o Colegiado Escolar e a Associação de Pais e Mestres, instituições escolares que contribuem com o bom andamento das atividades escolares. Os recursos técnicos pedagógicos da Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier são o seguinte: televisão, vídeo, DVD, retro projetor, biblioteca, livros, Mimeógrafo, xerocopiadora, computador, mapas geográficos, globo terrestre, bolas de vôlei e futebol de salão, esqueleto humano, corpo humano, diversos materiais didático-pedagógico e uma Sala de Tecnologia Educacional com 15 computadores para alunos, e 01 servidor. 4.0 Objetivos Gerais • Utilizar os vídeos como recurso pedagógico e complementação de conteúdos. • Utilizar o vídeo como recurso ilustrativo das aulas e teorias explicadas aos alunos. 5.0 Objetivos específicos: • Incentivar a produção de vídeos como meio de aprendizagem e complementação de conteúdos. • Utilizar os vídeos como uma nova forma de comunicação dos conteúdos aos alunos. • Despertar a curiosidade nos alunos, em relação aos novos e velhos conteúdos trabalhados em sala de aula ou na STE. • Contribuir com a visualização de conteúdos abstratos, tornando-os concretos, podendo ser visualizados de uma forma real, através de um vídeo. 6.0 Metodologia Uma das preocupações da atualidade é com a valorização do ser humano no social, físico, histórico e cultural. Através da necessidade de se inserir desde criança, em fase de alfabetização até a segunda fase do ensino médio, dentro das condições básicas da educação, procurar a melhor forma de fazê-la. Diante de todas as necessidades que o aluno precisa, a modernização e a aplicação das tecnologias tornam-se prioridades na escola e na Sala de Tecnologia Educacional, que poderão oferecer e proporcionar infinitas informações para a melhoria do conhecimento e ampliação cultural de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem e podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento, podendo até desenvolver o raciocínio lógico do aluno. Serão utilizados vídeos pedagógicos baixados da internet – www.youtube.com.br – por exemplo, ou outros sites. Vídeos pedagógicos provenientes de CD, DVD, fitas vhs e que possam ser utilizados adequadamente dentro do que determina os parâmetros curriculares nacionais e estaduais. O DVD, a TV, o Data Show, os computadores da STE e o Note book da escola terão papel determinante no desenvolvimento desse projeto, pois serão esse4s recursos tecnológicos que irão transmitir e rodar os vídeos escolhidos aos nossos alunos. 7.0 Cronograma O Projeto será realizado durante todo o ano de 2011 e o uso dos recursos serão disponibilizados de acordo com as necessidades dos professores e disponibilidade dos mesmos. 8.0 Avaliação: A avaliação será feita de uma forma constante, tendo com alvo todos os usuários da Sala de Tecnologia Educacional, será ampla, ou seja, avaliar-se-á de forma quantitativa e qualitativa o uso dos vídeos das seguintes formas: A compreensão dos alunos em relação aos vídeos e conteúdos transmitidos pelos mesmos, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho em conjunto. Utilização de variadas fontes de informações. Habilidade dos alunos e professores em aprender e construir conhecimentos, contando com a contribuição trazida pelos vídeos. Interação entre professores/alunos. Aquisição de novos valores e horizontes. Transformação dos alunos: passivos para ativos, expondo seu ponto de vista sobre a mensagem dos vídeos trabalhados. 9.0 Referências Bibliográficas: • Como utilizar o video na sala de aula? http://tecnologiaucb.blogspot.com/2007/09/propostas-de-utilizao-do-vdeo-na- sala.html Acesso em 31/03/2011. • Tecnologia e educação http://profsilviomaurotavares.nireblog.com/post/2007/05/24/tecnologia-e-educacao Acesso em 31/03/2011. • José Manuel Moran, http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm O vídeo na Sala de aula. Acesso em 07/03/2011

projeto poesia

Escola Estadual Profª Joelina de Almeida Xavier Projeto Poesia Composição de um livro “Escrevendo pequenos poetas” Campo Grande – MS Escola Estadual Profª Joelina de Almeida Xavier Diretora: Fátima Mack Coordenadores: Rosangela Terezinha de Almeida Rosana Castro Rosa Olga da Costa Ferreira Elaboração: Ádemir Barbosa dos Santos STE:Olímpia Netto Verão Apresentação “È na mente da criança que se pode plantar o futuro.” Este projeto visa aprimorar a consciência dos alunos e da comunidade em geral sobre a importância do trabalho coletivo, despertando o hábito de leitura, adquirindo pré-requisitos para o desenvolvimento de tipologias e gêneros textuais através de produções diversas. Por meio de vídeos, pesquisas, folhetos informativos poderemos desenvolver um trabalho interessante com os alunos fazendo com que eles se interessem em utilizar seu conhecimento. O educando dentro de uma perspectiva que envolve as diversas formas de comunicação, interage de maneira positiva já que se torna o construtor do seu próprio conhecimento. Pensar a metodologia diferenciada é pensar, por exemplo, na opção de trabalhos com projetos e estes ao serem pensados, o sejam feitos pelo coletivo da escola possibilitando uma aprendizagem efetiva, significativa e envolvente para o educando. Introdução “A questão primordial não é o que sabemos, mas como o sabemos.” Aristóteles. Quando ligamos a televisão, abrimos uma revista ou “navegamos” pela internet, temos acesso a inúmeras informações, que nos são apresentadas das mais variadas formas, em especial,como textos e imagens. Diante dessa realidade O Projeto Pedagógico de “Escrevendo pequenos poetas”, objetiva difundir práticas e conceitos, desenvolvendo nos alunos um papel ativo na construção do conhecimento, através da elaboração de poemas para a publicação de um livro coletivo. Assim contamos com parceria de todos envolvidos para o desenvolvimento deste projeto, solidificando o interesse do aluno. Justificativa Os alunos na maioria das vezes não tiveram a oportunidade de se tornarem “leitores” devido à falta de incentivo da família e da escola. O projeto propõe que o aluno sinta-se motivado e seguro no sentido de criar nele o desejo de expressar emoções, contar uma história, de emitir opinião, relatar um fato, fazer uma comunicação. É sabido que a prática da leitura favorece a escrita, quem tem o hábito da leitura, tem mais condições de refletir sobre as idéias e de formar opinião. Podemos perceber na prática escolar que há uma certa resistência dos alunos em desenvolver leituras bem como produção de texto, logo concluímos que esse projeto é uma forma de incentivar a leitura voluntária, criando assim cidadãos críticos participando ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Cabe, portanto, a equipe pedagógica de cada unidade escolar juntamente com os educadores desenvolver projetos que tenham como objetivo de desenvolvimento da capacidade cognitiva do educando. O Projeto Pedagógico “Escrevendo pequenos poetas” justifica-se na medida em que pretende despertar no educando a capacidade de desenvolver o senso crítico a respeito do mundo que o cerca das mais diversas formas. Objetivos Gerais • Oferecer leitura com qualidade, praticar a cidadania e combater o analfabetismo funcional; • Conhecer histórias; • Formar leitores; • Favorecer a escrita; • Estabelecer vínculo com a comunidade escolar; • Propiciar momentos agradáveis durante a leitura; • Perceber a importância na sociedade de um bom leitor; Objetivos Específicos • Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura para o enriquecimento do vocabulário e crescimento intelectual. • Criar condições para o desenvolvimento crítico e participativo da sociedade no acompanhamento das críticas literárias. • Sensibilizar alunos, professores, pais e a sociedade em geral sobre a importância da linguagem formal e informal sobretudo as características de cada uma. Metodologia Tendo em vista que este trabalho tem um caráter multidisciplinar e pretende, a partir desta abordagem, explorar o tema proposto dos mais variados ângulos: históricos, geográfico, matemático, do ponto de vista gramatical, etc., os professores optaram por escolher um caminho específico para atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, os respectivos professores de cada turma irão propor e orientar aos alunos na produção de textos poéticos de acordo com a sua disciplina, aprimorando cada vez mais a prática de leitura e escrita. Estes textos serão selecionados para compor um livro a ser publicado no primeiro semestre do ano de 2010 em parceria com o professor e poeta Ádemir Barbosa dos Santos. O livro terá como título “Uma Luz que Resplandece” que será composto por aproximadamente oitenta poemas produzidos pelos alunos do 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adulto (EJA) juntamente com o professor coordenador deste projeto. Desse modo envolvendo toda a comunidade escolar, o educando pode tomar contato com a realidade que o cerca, colocando como participante ativo nesse contexto. O desenvolvimento deste projeto propiciará também a formação de uma consciência produtiva, uma vez que o educando poderá perceber que a mudança da realidade a sua volta depende de sua participação ativa. Recursos  vídeos  máquina digital  jornais  computadores  folhas sulfite  cartolina  lápis  quadro negro  giz  impressão gráfica  data show  not book  livro didático e para didático Cronograma data leitura livre nos compos da escola março discussão do tema através de um debate realizado em sala; abril produção de poesias maio entrevistas junho estimativa de gastos e orçamentos julho elaboração de slogans e painéis. dramatizações e poesias agosto elaboração de redações e cartazes setembro dramatizações outubro culminância: lançamento do livro na escola 2º semestre de 2010 AVALIAÇÃO Verificar se o trabalho faz a previsão dos resultados a serem alcançados ou esperados, contemplando as dimensões quantitativa e qualitativa. A dimensão quantitativa pode, por exemplo, conter o número de pessoas que se pretende envolver na atividade. A dimensão qualitativa pode, por exemplo, prever uma nova postura das pessoas durante ou depois da realização de determinadas atividades. As informações devem ser claramente expostas, mesmo para trabalhos já aplicados. Postado Professora: Olímpia Netto Verão.