
No dia 12 de agosto a escola avançou em direção ao entendimento e a paz. Realizou um dia festivo com a temática de conciliação, amizade, respeito perante as diferenças, convivência pacífica, enfim redução de desentendimentos em geral.
"Tratou-se de colocar enquadramento ao "bullyng". O que quer dizer isso?
Um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento”. Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais. Não há termo correlato em língua portuguesa. Então, embora eu não concorde fala-se em bullyng. Prefiro falar em conciliação.
Todos nós seres humanos passamos por estresses e frustrações. Temos o lado bom e o lado não bom. A virtude da escola é regar e adubar o lado bom,conscientemente desenvolvendo-o. Aí, a chamada constante para a correção da ação. O sadio futuro da vida está relacionado à boa vizinhança, começa em casa, continua na escola, depois no trabalho e nova família. Se no currículo oculto da escola houver convivência pacífica ela já atingiu oitenta por cento de seu objetivo.
Um dia festivo e alegre assim gera muitos outros dias de agradável sociabilidade. Vejam acima as belas fotos do evento.
Professora Celeste de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário