11 de abr. de 2011

projeto poesia

Escola Estadual Profª Joelina de Almeida Xavier Projeto Poesia Composição de um livro “Escrevendo pequenos poetas” Campo Grande – MS Escola Estadual Profª Joelina de Almeida Xavier Diretora: Fátima Mack Coordenadores: Rosangela Terezinha de Almeida Rosana Castro Rosa Olga da Costa Ferreira Elaboração: Ádemir Barbosa dos Santos STE:Olímpia Netto Verão Apresentação “È na mente da criança que se pode plantar o futuro.” Este projeto visa aprimorar a consciência dos alunos e da comunidade em geral sobre a importância do trabalho coletivo, despertando o hábito de leitura, adquirindo pré-requisitos para o desenvolvimento de tipologias e gêneros textuais através de produções diversas. Por meio de vídeos, pesquisas, folhetos informativos poderemos desenvolver um trabalho interessante com os alunos fazendo com que eles se interessem em utilizar seu conhecimento. O educando dentro de uma perspectiva que envolve as diversas formas de comunicação, interage de maneira positiva já que se torna o construtor do seu próprio conhecimento. Pensar a metodologia diferenciada é pensar, por exemplo, na opção de trabalhos com projetos e estes ao serem pensados, o sejam feitos pelo coletivo da escola possibilitando uma aprendizagem efetiva, significativa e envolvente para o educando. Introdução “A questão primordial não é o que sabemos, mas como o sabemos.” Aristóteles. Quando ligamos a televisão, abrimos uma revista ou “navegamos” pela internet, temos acesso a inúmeras informações, que nos são apresentadas das mais variadas formas, em especial,como textos e imagens. Diante dessa realidade O Projeto Pedagógico de “Escrevendo pequenos poetas”, objetiva difundir práticas e conceitos, desenvolvendo nos alunos um papel ativo na construção do conhecimento, através da elaboração de poemas para a publicação de um livro coletivo. Assim contamos com parceria de todos envolvidos para o desenvolvimento deste projeto, solidificando o interesse do aluno. Justificativa Os alunos na maioria das vezes não tiveram a oportunidade de se tornarem “leitores” devido à falta de incentivo da família e da escola. O projeto propõe que o aluno sinta-se motivado e seguro no sentido de criar nele o desejo de expressar emoções, contar uma história, de emitir opinião, relatar um fato, fazer uma comunicação. É sabido que a prática da leitura favorece a escrita, quem tem o hábito da leitura, tem mais condições de refletir sobre as idéias e de formar opinião. Podemos perceber na prática escolar que há uma certa resistência dos alunos em desenvolver leituras bem como produção de texto, logo concluímos que esse projeto é uma forma de incentivar a leitura voluntária, criando assim cidadãos críticos participando ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Cabe, portanto, a equipe pedagógica de cada unidade escolar juntamente com os educadores desenvolver projetos que tenham como objetivo de desenvolvimento da capacidade cognitiva do educando. O Projeto Pedagógico “Escrevendo pequenos poetas” justifica-se na medida em que pretende despertar no educando a capacidade de desenvolver o senso crítico a respeito do mundo que o cerca das mais diversas formas. Objetivos Gerais • Oferecer leitura com qualidade, praticar a cidadania e combater o analfabetismo funcional; • Conhecer histórias; • Formar leitores; • Favorecer a escrita; • Estabelecer vínculo com a comunidade escolar; • Propiciar momentos agradáveis durante a leitura; • Perceber a importância na sociedade de um bom leitor; Objetivos Específicos • Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura para o enriquecimento do vocabulário e crescimento intelectual. • Criar condições para o desenvolvimento crítico e participativo da sociedade no acompanhamento das críticas literárias. • Sensibilizar alunos, professores, pais e a sociedade em geral sobre a importância da linguagem formal e informal sobretudo as características de cada uma. Metodologia Tendo em vista que este trabalho tem um caráter multidisciplinar e pretende, a partir desta abordagem, explorar o tema proposto dos mais variados ângulos: históricos, geográfico, matemático, do ponto de vista gramatical, etc., os professores optaram por escolher um caminho específico para atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, os respectivos professores de cada turma irão propor e orientar aos alunos na produção de textos poéticos de acordo com a sua disciplina, aprimorando cada vez mais a prática de leitura e escrita. Estes textos serão selecionados para compor um livro a ser publicado no primeiro semestre do ano de 2010 em parceria com o professor e poeta Ádemir Barbosa dos Santos. O livro terá como título “Uma Luz que Resplandece” que será composto por aproximadamente oitenta poemas produzidos pelos alunos do 1º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adulto (EJA) juntamente com o professor coordenador deste projeto. Desse modo envolvendo toda a comunidade escolar, o educando pode tomar contato com a realidade que o cerca, colocando como participante ativo nesse contexto. O desenvolvimento deste projeto propiciará também a formação de uma consciência produtiva, uma vez que o educando poderá perceber que a mudança da realidade a sua volta depende de sua participação ativa. Recursos  vídeos  máquina digital  jornais  computadores  folhas sulfite  cartolina  lápis  quadro negro  giz  impressão gráfica  data show  not book  livro didático e para didático Cronograma data leitura livre nos compos da escola março discussão do tema através de um debate realizado em sala; abril produção de poesias maio entrevistas junho estimativa de gastos e orçamentos julho elaboração de slogans e painéis. dramatizações e poesias agosto elaboração de redações e cartazes setembro dramatizações outubro culminância: lançamento do livro na escola 2º semestre de 2010 AVALIAÇÃO Verificar se o trabalho faz a previsão dos resultados a serem alcançados ou esperados, contemplando as dimensões quantitativa e qualitativa. A dimensão quantitativa pode, por exemplo, conter o número de pessoas que se pretende envolver na atividade. A dimensão qualitativa pode, por exemplo, prever uma nova postura das pessoas durante ou depois da realização de determinadas atividades. As informações devem ser claramente expostas, mesmo para trabalhos já aplicados. Postado Professora: Olímpia Netto Verão.

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