30 de nov. de 2009

O Acidente

O acidente

Texto para Reflexão (extraído da Aula 46 Tele curso 2000) Utilizado no mês de junho de 2007.
Selecionado para  trabalho em sala de aula como parte do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas.
No ensino fundamental e médio
A roda de amigos crescia, animada pela batucada que iria varar a noite, e pela cerveja gelada que o dono da festa não ia deixar faltar. Naquela sexta feira , Zé Luiz e seu pessoal não iriam nem pensar em tomar o rumo de casa antes de o sol raiar.
Bem de manhãzinha, Neide, uma jovem mãe de 28 anos, queria estar pegando o ônibus para levar suas filhas até o posto de vacinação. Roseli, de dois anos e Joseneide, de três, as únicas que dividiam o cômodo da casa com ela, já estavam acostumadas a acordar cedo nos dias de semana. Era dia de vacinar todas as crianças e Neide tinha de estar de volta antes das nove da manhã. Na loja onde trabalhava como balconista, sábado era o dia de maior movimento, especialmente naquela época.
O pagode corria animado. A noite estava deliciosa, apesar do calor típico de dezembro. Sábado à tarde seria a primeira rodada da final do campeonato. As opiniões estavam divididas, mas ninguém tinha dúvida de que o jogo de futebol ia ser muito disputado. Zé Luiz tinha perdido a conta da cerveja.
Se as vendas continuassem boas , Neide ia poder comprar a boneca que Roseli e Joseneide tinham pedido para o Papai Noel. Ela falava e tinha um monte de roupinhas, inclusive uma de noiva, velho sonho de Neide. Aquele podia ser o melhor natal das meninas, mesmo sem esperança de receber algo do pai., que não morava longe dali, mas nunca aparecia. Mais uma razão para Neide colocar as meninas na cama e acordar cedo.
Elas estavam esperando o ônibus as quinze para as seis quando tudo aconteceu. Zé Luiz não percebeu que voltava para casa dirigindo seu carro em alta velocidade. Faltava pouco para chegar quando perdeu o controle numa curva e subiu na calçada. Acordou apenas no hospital, percebeu que estava numa maca, com um colete no pescoço. Ao seu lado, em outra maca improvisada no corredor do hospital, Neide sua antiga companheira, perguntava pelas meninas, ainda meio atordoada. Roseli e Joseneide não iam ganhar nenhuma boneca naquele Natal. Tiveram morte instantânea no ponto de ônibus. Seu pai dirigia embriagado.
Responda
1.José Luiz sabia que ia beber muito naquela noite. Por que será que não se preocupou com isso sabendo que iria dirigir?
2.É comum que as pessoas pensem que o álcool não atrapalha a capacidade de dirigir. Você conhece algum exemplo?
3.Você saberia explicar porque são colocados coletes no pescoço de pessoas acidentadas como José Luiz?
4.Dê sua opinião sobre o fato ocorrido.
5.Pesquise na STE imagens,estatísticas sobre acidentes provocados pelo abuso de álcool e  Endereços de Grupos de A.A.
6. Como você se sentiu lendo o relato do acidente?
Domingo, 17 de junho de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário